quinta-feira, 19 de maio de 2011

Seminário IFRS para PMEs

Desde o ano passado, o Brasil vem passando por um processo de adoção das  Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) para Pequenas Médias Empresas (PMEs) (atualmente cerca de 99% das companhias são micros, pequenas e médias empresas). Preocupado com a aplicação dessas Normas, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o International Accounting Standards Board (IASB) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) desenvolveram Seminários de IFRS para PMEs com o objetivo de formar multiplicadores das novas normas em todo o País. A finalidade é formar profissionais contábeis capacitados para divulgar as novas Normas, conscientizando- os da importância da adoção no controle da situação econômica e financeira das empresas.
A adoção das IFRS pelas PMEs possibilitará a elaboração de demonstrativos com um padrão de transparência contábil de alto nível. Em 2010, esses Seminários IFRS treinaram 2.390 contabilistas e, em 2011, espera-se que sejam capacitados 16 mil profissionais.
O ciclo de eventos começou em fevereiro e já foi realizado em Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre e São Luís. Em Belo Horizonte, o Seminário aconteceu nos dias 11 e 12 de fevereiro e contou com a participação de mais de 600 profissionais da área contábil. O presidente do CRCMG, Walter Roosevelt, ao abrir o evento,  falou sobre a importância dessa iniciativa e disse que "o CRCMG está preparado para enviar os profissionais capacitados ao interior de Minas com a intenção de promover palestras para a formação de outros multiplicadores".
Em Belém, o Seminário, aconteceu nos dias 25 e 26 de fevereiro e contou com a presença de 140 pessoas. Um dos painéis foi ministrado pelo contador Ricardo Lopes Cardoso, que em 2010 trabalhou na Fundação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS Foundation). Para a presidente do CRCPA, Regina Célia, um evento ministrado por um representante do IASB conscientiza os profissionais da importância do IFRS.
Em Porto Alegre, o evento aconteceu nos dias 18 e 19 de março e contou com a presença de 200 participantes. O contador Ricardo Lopes Cardoso salientou o fato de que as IFRS não foram elaboradas para atender ao fisco, mas, sim, ao usuário externo. Apontou, ainda, que um dos benefícios é favorecer a obtenção de recursos com custos menores, porque a informação qualificada reduz o custo de capital.

FONTE: Jornal do CFC - Jan/Fev/Mar 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário